Vítor Oliveira Jorge
Arqueólogo, professor universitário (doutor em Pré-história e Arqueologia
1982 e catedrático da Faculdade de Letras do Porto Departamento de Ciências e Técnicas do Património - desde 1990), poeta, e dirigente associativo. É responsável, entre outras, pela revista internacional «Journal of Iberian Archaeology», que criou em 1998. É Presidente da UISPP· (organismo internacional ligado à UNESCO).
Tem promovido no Porto, nos últimos 30 anos, numerosos debates interdisciplinares, que foram publicados (nomeadamente as anuais Mesas-redondas de Primavera, de 1997).
Nasceu em Lisboa em Janeiro de 1948, e vive no Porto desde 1975. Último livro publicado:
Vitrinas Muito Iluminadas. Interpelações de um Arqueólogo à Realidade que
o Rodeia, Porto, Campo das Letras, 2005
Nascido em Lisboa em Janeiro de 1948. Licenciado em História pela FLUL em 1972.
Assistente da Univ. de Luanda em 1973/74.
Docente da Universidade do Porto, Faculdade de Letras (DCTP), desde 1974.
Doutor em Arqueologia desde 1982, Prof. catedrático desde 1990.
Aposentado desde Junho 2011
Susana Oliveira Jorge
Percurso académico e profissional
Matriculou-se no curso de História da Faculdade de Letras de Lisboa no ano lectivo de 1970/71, tendo concluído o bacharelato na Universidade de Luanda em 1974. Terminou a respectiva licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1976, com a classificação de 15 valores; durante os dois últimos anos do curso optou pela "pré-especialização" em Arqueologia, tendo frequentado um Seminário de Pré-história de que resultou a elaboração de um relatório de investigação.
Em Novembro de 1986 doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo apresentado uma tese na área de Pré-história e Arqueologia, intitulada "Povoados da Pré-história Recente da Região de Chaves Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental): bases para o conhecimento do III. e II. milénios a. C. no Norte de Portugal", sob a direcção dos doutores Jean Roche (Maître de Recherches Honoraire do C. N. R. S., Paris, França) e C. A. Ferreira de Almeida (Professor Catedrático da Faculdade de Letras do Porto), a qual mereceu do júri, por unanimidade, "aprovação, com distinção e louvor."
Em Março de 1994 prestou provas públicas de agregação em História Pré-história e Arqueologia, na Faculdade de Letras do Porto, tendo sido aprovada pelo júri, por unanimidade. A sua lição, já entretanto publicada na "Revista de História" da mesma Faculdade, abordou o tema das fortificações calcolíticas da Península Ibérica, e teve como arguente o Prof. Doutor Germán Delibes de Castro, da Univ. de Valladolid. Os restantes arguentes foram os Profs. Doutores Carlos Alberto Ferreira de Almeida, da FLUP, e Jorge de Alarcão, da Univ. de Coimbra.
É desde os inícios de 2004 professora catedrática de nomeação definitiva do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP.
Outras actividades académicas
No âmbito das suas actividades profissionais, desempenhou os seguintes cargos: em 1982/83, representante da Faculdade de Letras do Porto na Comissão Nacional Provisória de Arqueologia, do Instituto Português do Património Cultural; em 1886/87, representante dos professores de História no Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras do Porto; de 1988 a 1991 foi directora do Instituto de Arqueologia da FLUP; no ano lectivo de 1994/95 usufruíu de licença sabática, cujo relatório apresentou à FLUP; em 1996, depois de nomeada pelo Magnífico Reitor da UP (em Dezembro de 1995), exerceu as funções de elemento da Comissão Inter-universitária de Arqueologia do CRUP; no ano lectivo de 1996/97 (e enquanto este mestrado funcionou), foi presidente da Comissão Coordenadora do Mestrado de Arqueologia Pré-histórica da FLUP.
Integrou o júri de cerca várias dezenas de provas de dissertação de mestrado, doutoramento, ou de reconhecimento daqueles graus académicos, além de agregação, em algumas das quais foi arguente ou orientadora.
Actividades científicas
* Projectos de investigação a que se encontrou associada: desde 1978 a 1990, ao projecto do "Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira", dirigido pelo Prof. Vítor Oliveira Jorge, da FLUP. Este projecto, prosseguido por outros investigadores, visa compreender o padrão de povoamento, da Pré-história Recente à Idade Média, numa região bem delimitada do distrito do Porto. Nesse contexto dedicou o seu trabalho ao estudo de povoados e de uma necrópole da Idade do Bronze Final naquela área.
* em 1981 iniciou um projecto de investigação individual dedicado ao povoamento durante a Pré-história Recente (III. inícios do II. milénio a. C.) na região de Chaves - Vila Pouca de Aguiar (troço Telões Chaves da depressão tectónica Régua Verín). Da execução de uma primeira etapa desse projecto resultou a feitura e publicação da sua tese de doutoramento, anteriormente referida. Essa primeira etapa visou definir as principais fases de ocupação dos povoados pré-históricos detectados na região; estabelecer, a nível local, a evolução estilística dos materiais deles provenientes; integrar cronológica e culturalmente, a nível peninsular, o contexto habitacional que os produziu, através do estudo comparado das principais associações de testemunhos arqueológicos. Uma segunda etapa desse projecto pretendeu reconstituir o funcionamento social das comunidades pré-históricas, no quadro das possibilidades oferecidas pelo meio.
* foi responsável, desde 1989 até 2003, por um projecto de investigação arqueológica no sítio de Castelo Velho, em Vila Nova de Foz Côa (salvamento, estudo, restauro e musealização de uma estação, na sua fase inicial por iniciativa do então Instituto Português do Património Cultural, depois pelo IPPAR).
* em 1992 dirigiu, como investigadora-coordenadora, um projecto colectivo de estudo da Origem e desenvolvimento da economia agro-pastoril em Trás-os-Montes e Alto Douro, em cuja execução se integraram diversos investigadores. A mesma equipa de investigadores, por si coordenada, realizou também um projecto que continuou o anterior, nos anos de 93-94-95.
* deu colaboração, entre 1992 e 1994, ao estudo do conjunto megalítico de Castro Laboreiro, em Melgaço
* tem integrado, como investigadora, vários projecto de estudo e valorização dos monumentos arqueológicos da área de Freixo de Numão (V. N. de Foz Côa), em colaboração com outros colegas e com a ACDR local, desde 1997.
Outras actividades
Foi membro do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras do Porto (desde a sua criação até à sua extinção) e é membro do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras do Porto. Foi coordenadora, durante vários anos, da sua secção de Arqueologia.
É sócia das seguintes instituições científicas, profissionais e culturais: Associação dos Arqueólogos Portugueses, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, e Sefarad- associação cultural.
É sócia fundadora da ADECAP Associação para o Desenvolvimento da Cooperação em Arqueologia Peninsular, e integra os respectivos corpos sociais. É membro correspondente do Instituto Arqueológico Alemão. Foi, desde 1976 agté à sua extinção, "consultora científica" do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto. Integra a Comissão Redactorial da revista "Portugalia", nova série, editada pelo Instituto de Arqueologia da FLUP. Tem feito parte do Comité científico da "Revista de Arqueología" espanhola (Madrid). É, a partir de 1997, consultora científica da revista "Trabajos de Prehistoria", do CSIC (Madrid). Faz parte do Conselho redactorial da revista "Trabalhos de Antropologia e Etnologia", editada pela SPAE. Em 1988 colaborou na montagem do Museu Arqueológico Municipal de Baião, reestruturado na altura por ocasião dos 10 anos do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Entre 1987 e 1989 foi presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Desde 1990 é presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma instituição. Em 1992/93 fez parte da Comissão de Reestruturação do Museu da Região Flaviense, criada pela Câmara Municipal de Chaves. Em 1992 fez parte da Comissão Científica do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, realizado noa Universidade do Porto em Outubro de 1993 pela S.P.A.E., do 2. Congresso, efectuado em Setembro de 1996 em Zamora, e integrou a Comissão Científica do 3.º e 4º Congressos, realizados, respectivamente, em Vila Real, na UTAD, em Setembro de 1999, e na Universidade do Algarve, m Faro, em Setembro de 2004. Em 1993 e anos seguintes, por nomeação da antiga Secretaria de Estado da Cultura, confirmada depois pelo Ministério da Cultura, representaou Portugal numa Comissão de especialistas da Idade do Bronze no âmbito do Conselho da Europa. Em reunião realizada naquele ano em Estrasburgo, propôs a realização em Portugal, em 1995, de um colóquio e de uma exposição no quadro da mesma campanha.
Em 1995 foi comissária científica da exposição promovida pelo IPM no Museu Nacional de Arqueologia, intitulada "A Idade do Bronze em Portugal Discursos de Poder". Concebeu e coordenou o respectivo catálogo, editado pela SEC. Coordenou o Colóquio internacional "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", realizado em Lisboa no CCB, promovido pelo IPPAR sob os auspícios do Conselho da Europa, e cujo volume de Actas, foi entretanto publicado. Em 1996, foi nomeada por S. Ex. o Ministro da Cultura representante de Portugal ao Comité Organizador da XXV Exposição de Arte do Conselho da Europa, sobre a Idade do Bronze neste continente. Nessa qualidade, deslocou-se em Novembro de 1996 a Copenhaga e em Março de 1997 a Bona, para reuniões preparatórias.
Para outros dados ver: http://trans-ferir.blogspot.com (postagem de 3.6.07)
Publicações
(Cerca de 150 trabalhos científicos publicados, entre livros e artigos, em Portugal e no estrangeiro. A título de exemplo indicam-se os livros publicados, e os principais trabalhos dados à estampa de 1993 a 1998)
* Povoados da Pré-história Recente (III. inícios do II. Milénios a. C.) da Região de Chaves -Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental), Porto, Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras, 1986 (3 vols.)
* O Povoado da Bouça do Frade (Baião) no Quadro do Bronze Final do Norte de Portugal, Porto, GEAP, 1988.
* "Portugal, das Origens à Romanização" (coord. de J. de Alarcão) caps. II a V do vol. I, da Nova História de Portugal, Lisboa, Ed. Presença, 1990, pp. 75-251.
* Incursões na Pré-história (de colab. com V. O. Jorge), Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1991.
* "Statues-menhirs et stèles du Nord du Portugal" (de colab. com V. O. Jorge), ibidem, pp. 299-333. Também publicado em Les Représentations Humaines du Néolithique à L' Age du Fer, Paris, Éd. du CTHS, 1993, pp.29-43.
* "Povoados neolíticos e calcolíticos do Norte de Portugal", História de Portugal (dir. de J. Medina), Lisboa, Ediclube, 1993, vol. I, pp.235-237.
* "O povoado de Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa) no contexto da Pré-história Recente do Norte de Portugal", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, vol. I, 1993, pp. 179-216.
* Pré-história Peninsular. Disciplina da licenciatura em História. Variante de Arqueologia. Programa, conteúdos e métodos, Porto, Fac. de Letras, 1993 (polic.).
* "Colónias, fortificações, lugares monumentalizados. Trajectória das concepções sobre um tema do Calcolítico peninsular", Revista da Faculdade de Letras, II. série, vol. XI, 1994, pp.447-546.
* "Introdução", A Idade do Bronze em Portugal. Discursos de Poder (catálogo de exposição), Lisboa, IPM, 1995, pp. 16-20.
* A Idade do Bronze em Portugal. Discursos de Poder (catálogo de exposição) (coord.), Lisboa, IPM, 1995, pp. 16-20.
* "Neolithic and Copper Age settlements of Northern Portugal", The Origins of Complex Societies in Late Prehistoric Iberia (ed. K. Lillios), Ann Arbor, 1995, pp.95-96 [International Monographs in Prehistory].
* "Portuguese rock art: a general view" (de colab. com V. O. Jorge), Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 323-347.
* "O rio Côa e a Pré-história Recente de Trás-os-Montes e Alto Douro", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 563-567.
* "Placing rock art in its archaeological context: the case of the High Douro region, and particularly of the Côa area (North of Portugal) in Late Prehistory", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 757-759.
* "Regional diversity in the Iberian Bronze Age. On the visibility and opacity of the archaeological record", Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 193-214. Versão portuguesa: "Diversidade regional na Idade do Bronze da Península Ibérica. Visibilidade e opacidade do "registo arqueológico", Portugalia, nova série, vol. de homenagem a C. A. Ferreira de Almeida (no prelo).
* "Arqueologia portuguesa no séc. XX: alguns tópicos para um balanço" (de colab. com V. O. Jorge), Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 143-158.
* "Women in Portuguese Archaeology" (de colab. com V. O. Jorge), Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 159-167.
* "The Neolithic/Chalcolithic transition in Portugal. The dynamics of change in the third millenium BC" (de colab. com V. O. Jorge), The Archaeology of Iberia. The Dynamics of Change, London & New York, Routledge,1997, pp. 128-142.
* Escavação da Mamoa 6 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, "Trabalhos Eventuais", n. 3.
* Escavação da Mamoa 3 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, ["Trabalhos Eventuais", n. 4].
* Escavação da Mamoa 2 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, ["Trabalhos Eventuais", n. 5].
* As Mamoas do Alto da Portela do Pau (Castro Laboreiro, Melgaço) Trabalhos de 1992 a 1994 (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, "Textos", n. 2.
* "Contexto e objectivos do Colóquio", Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPPAR.
* "A lição de um Colóquio", Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPA.
* Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPA (coordenação).
* Arqueologia. Percursos e Interrogações (de colab. com Vítor Oliveira Jorge), Porto, ADECAP, 1998.
* Domesticar a Terra, Lisboa, Gradiva, 1999.
* O Passado é Redondo, Porto, Afrontamento, 2005.
Matriculou-se no curso de História da Faculdade de Letras de Lisboa no ano lectivo de 1970/71, tendo concluído o bacharelato na Universidade de Luanda em 1974. Terminou a respectiva licenciatura na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1976, com a classificação de 15 valores; durante os dois últimos anos do curso optou pela "pré-especialização" em Arqueologia, tendo frequentado um Seminário de Pré-história de que resultou a elaboração de um relatório de investigação.
Em Novembro de 1986 doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo apresentado uma tese na área de Pré-história e Arqueologia, intitulada "Povoados da Pré-história Recente da Região de Chaves Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental): bases para o conhecimento do III. e II. milénios a. C. no Norte de Portugal", sob a direcção dos doutores Jean Roche (Maître de Recherches Honoraire do C. N. R. S., Paris, França) e C. A. Ferreira de Almeida (Professor Catedrático da Faculdade de Letras do Porto), a qual mereceu do júri, por unanimidade, "aprovação, com distinção e louvor."
Em Março de 1994 prestou provas públicas de agregação em História Pré-história e Arqueologia, na Faculdade de Letras do Porto, tendo sido aprovada pelo júri, por unanimidade. A sua lição, já entretanto publicada na "Revista de História" da mesma Faculdade, abordou o tema das fortificações calcolíticas da Península Ibérica, e teve como arguente o Prof. Doutor Germán Delibes de Castro, da Univ. de Valladolid. Os restantes arguentes foram os Profs. Doutores Carlos Alberto Ferreira de Almeida, da FLUP, e Jorge de Alarcão, da Univ. de Coimbra.
É desde os inícios de 2004 professora catedrática de nomeação definitiva do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da FLUP.
Outras actividades académicas
No âmbito das suas actividades profissionais, desempenhou os seguintes cargos: em 1982/83, representante da Faculdade de Letras do Porto na Comissão Nacional Provisória de Arqueologia, do Instituto Português do Património Cultural; em 1886/87, representante dos professores de História no Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras do Porto; de 1988 a 1991 foi directora do Instituto de Arqueologia da FLUP; no ano lectivo de 1994/95 usufruíu de licença sabática, cujo relatório apresentou à FLUP; em 1996, depois de nomeada pelo Magnífico Reitor da UP (em Dezembro de 1995), exerceu as funções de elemento da Comissão Inter-universitária de Arqueologia do CRUP; no ano lectivo de 1996/97 (e enquanto este mestrado funcionou), foi presidente da Comissão Coordenadora do Mestrado de Arqueologia Pré-histórica da FLUP.
Integrou o júri de cerca várias dezenas de provas de dissertação de mestrado, doutoramento, ou de reconhecimento daqueles graus académicos, além de agregação, em algumas das quais foi arguente ou orientadora.
Actividades científicas
* Projectos de investigação a que se encontrou associada: desde 1978 a 1990, ao projecto do "Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira", dirigido pelo Prof. Vítor Oliveira Jorge, da FLUP. Este projecto, prosseguido por outros investigadores, visa compreender o padrão de povoamento, da Pré-história Recente à Idade Média, numa região bem delimitada do distrito do Porto. Nesse contexto dedicou o seu trabalho ao estudo de povoados e de uma necrópole da Idade do Bronze Final naquela área.
* em 1981 iniciou um projecto de investigação individual dedicado ao povoamento durante a Pré-história Recente (III. inícios do II. milénio a. C.) na região de Chaves - Vila Pouca de Aguiar (troço Telões Chaves da depressão tectónica Régua Verín). Da execução de uma primeira etapa desse projecto resultou a feitura e publicação da sua tese de doutoramento, anteriormente referida. Essa primeira etapa visou definir as principais fases de ocupação dos povoados pré-históricos detectados na região; estabelecer, a nível local, a evolução estilística dos materiais deles provenientes; integrar cronológica e culturalmente, a nível peninsular, o contexto habitacional que os produziu, através do estudo comparado das principais associações de testemunhos arqueológicos. Uma segunda etapa desse projecto pretendeu reconstituir o funcionamento social das comunidades pré-históricas, no quadro das possibilidades oferecidas pelo meio.
* foi responsável, desde 1989 até 2003, por um projecto de investigação arqueológica no sítio de Castelo Velho, em Vila Nova de Foz Côa (salvamento, estudo, restauro e musealização de uma estação, na sua fase inicial por iniciativa do então Instituto Português do Património Cultural, depois pelo IPPAR).
* em 1992 dirigiu, como investigadora-coordenadora, um projecto colectivo de estudo da Origem e desenvolvimento da economia agro-pastoril em Trás-os-Montes e Alto Douro, em cuja execução se integraram diversos investigadores. A mesma equipa de investigadores, por si coordenada, realizou também um projecto que continuou o anterior, nos anos de 93-94-95.
* deu colaboração, entre 1992 e 1994, ao estudo do conjunto megalítico de Castro Laboreiro, em Melgaço
* tem integrado, como investigadora, vários projecto de estudo e valorização dos monumentos arqueológicos da área de Freixo de Numão (V. N. de Foz Côa), em colaboração com outros colegas e com a ACDR local, desde 1997.
Outras actividades
Foi membro do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras do Porto (desde a sua criação até à sua extinção) e é membro do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras do Porto. Foi coordenadora, durante vários anos, da sua secção de Arqueologia.
É sócia das seguintes instituições científicas, profissionais e culturais: Associação dos Arqueólogos Portugueses, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, e Sefarad- associação cultural.
É sócia fundadora da ADECAP Associação para o Desenvolvimento da Cooperação em Arqueologia Peninsular, e integra os respectivos corpos sociais. É membro correspondente do Instituto Arqueológico Alemão. Foi, desde 1976 agté à sua extinção, "consultora científica" do Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto. Integra a Comissão Redactorial da revista "Portugalia", nova série, editada pelo Instituto de Arqueologia da FLUP. Tem feito parte do Comité científico da "Revista de Arqueología" espanhola (Madrid). É, a partir de 1997, consultora científica da revista "Trabajos de Prehistoria", do CSIC (Madrid). Faz parte do Conselho redactorial da revista "Trabalhos de Antropologia e Etnologia", editada pela SPAE. Em 1988 colaborou na montagem do Museu Arqueológico Municipal de Baião, reestruturado na altura por ocasião dos 10 anos do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira. Entre 1987 e 1989 foi presidente da direcção da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Desde 1990 é presidente da Mesa da Assembleia Geral da mesma instituição. Em 1992/93 fez parte da Comissão de Reestruturação do Museu da Região Flaviense, criada pela Câmara Municipal de Chaves. Em 1992 fez parte da Comissão Científica do 1º Congresso de Arqueologia Peninsular, realizado noa Universidade do Porto em Outubro de 1993 pela S.P.A.E., do 2. Congresso, efectuado em Setembro de 1996 em Zamora, e integrou a Comissão Científica do 3.º e 4º Congressos, realizados, respectivamente, em Vila Real, na UTAD, em Setembro de 1999, e na Universidade do Algarve, m Faro, em Setembro de 2004. Em 1993 e anos seguintes, por nomeação da antiga Secretaria de Estado da Cultura, confirmada depois pelo Ministério da Cultura, representaou Portugal numa Comissão de especialistas da Idade do Bronze no âmbito do Conselho da Europa. Em reunião realizada naquele ano em Estrasburgo, propôs a realização em Portugal, em 1995, de um colóquio e de uma exposição no quadro da mesma campanha.
Em 1995 foi comissária científica da exposição promovida pelo IPM no Museu Nacional de Arqueologia, intitulada "A Idade do Bronze em Portugal Discursos de Poder". Concebeu e coordenou o respectivo catálogo, editado pela SEC. Coordenou o Colóquio internacional "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", realizado em Lisboa no CCB, promovido pelo IPPAR sob os auspícios do Conselho da Europa, e cujo volume de Actas, foi entretanto publicado. Em 1996, foi nomeada por S. Ex. o Ministro da Cultura representante de Portugal ao Comité Organizador da XXV Exposição de Arte do Conselho da Europa, sobre a Idade do Bronze neste continente. Nessa qualidade, deslocou-se em Novembro de 1996 a Copenhaga e em Março de 1997 a Bona, para reuniões preparatórias.
Para outros dados ver: http://trans-ferir.blogspot.com (postagem de 3.6.07)
Publicações
(Cerca de 150 trabalhos científicos publicados, entre livros e artigos, em Portugal e no estrangeiro. A título de exemplo indicam-se os livros publicados, e os principais trabalhos dados à estampa de 1993 a 1998)
* Povoados da Pré-história Recente (III. inícios do II. Milénios a. C.) da Região de Chaves -Vila Pouca de Aguiar (Trás-os-Montes Ocidental), Porto, Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras, 1986 (3 vols.)
* O Povoado da Bouça do Frade (Baião) no Quadro do Bronze Final do Norte de Portugal, Porto, GEAP, 1988.
* "Portugal, das Origens à Romanização" (coord. de J. de Alarcão) caps. II a V do vol. I, da Nova História de Portugal, Lisboa, Ed. Presença, 1990, pp. 75-251.
* Incursões na Pré-história (de colab. com V. O. Jorge), Porto, Fundação Eng. António de Almeida, 1991.
* "Statues-menhirs et stèles du Nord du Portugal" (de colab. com V. O. Jorge), ibidem, pp. 299-333. Também publicado em Les Représentations Humaines du Néolithique à L' Age du Fer, Paris, Éd. du CTHS, 1993, pp.29-43.
* "Povoados neolíticos e calcolíticos do Norte de Portugal", História de Portugal (dir. de J. Medina), Lisboa, Ediclube, 1993, vol. I, pp.235-237.
* "O povoado de Castelo Velho (Freixo de Numão, Vila Nova de Foz Côa) no contexto da Pré-história Recente do Norte de Portugal", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, vol. I, 1993, pp. 179-216.
* Pré-história Peninsular. Disciplina da licenciatura em História. Variante de Arqueologia. Programa, conteúdos e métodos, Porto, Fac. de Letras, 1993 (polic.).
* "Colónias, fortificações, lugares monumentalizados. Trajectória das concepções sobre um tema do Calcolítico peninsular", Revista da Faculdade de Letras, II. série, vol. XI, 1994, pp.447-546.
* "Introdução", A Idade do Bronze em Portugal. Discursos de Poder (catálogo de exposição), Lisboa, IPM, 1995, pp. 16-20.
* A Idade do Bronze em Portugal. Discursos de Poder (catálogo de exposição) (coord.), Lisboa, IPM, 1995, pp. 16-20.
* "Neolithic and Copper Age settlements of Northern Portugal", The Origins of Complex Societies in Late Prehistoric Iberia (ed. K. Lillios), Ann Arbor, 1995, pp.95-96 [International Monographs in Prehistory].
* "Portuguese rock art: a general view" (de colab. com V. O. Jorge), Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 323-347.
* "O rio Côa e a Pré-história Recente de Trás-os-Montes e Alto Douro", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 563-567.
* "Placing rock art in its archaeological context: the case of the High Douro region, and particularly of the Côa area (North of Portugal) in Late Prehistory", Actas do 1. Congresso de Arqueologia Peninsular, Porto, SPAE, vol. VIII, 1995, pp. 757-759.
* "Regional diversity in the Iberian Bronze Age. On the visibility and opacity of the archaeological record", Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 193-214. Versão portuguesa: "Diversidade regional na Idade do Bronze da Península Ibérica. Visibilidade e opacidade do "registo arqueológico", Portugalia, nova série, vol. de homenagem a C. A. Ferreira de Almeida (no prelo).
* "Arqueologia portuguesa no séc. XX: alguns tópicos para um balanço" (de colab. com V. O. Jorge), Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 143-158.
* "Women in Portuguese Archaeology" (de colab. com V. O. Jorge), Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 36, 1996, pp. 159-167.
* "The Neolithic/Chalcolithic transition in Portugal. The dynamics of change in the third millenium BC" (de colab. com V. O. Jorge), The Archaeology of Iberia. The Dynamics of Change, London & New York, Routledge,1997, pp. 128-142.
* Escavação da Mamoa 6 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, "Trabalhos Eventuais", n. 3.
* Escavação da Mamoa 3 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, ["Trabalhos Eventuais", n. 4].
* Escavação da Mamoa 2 do Alto da Portela do Pau. Castro Laboreiro (Melgaço) (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, ["Trabalhos Eventuais", n. 5].
* As Mamoas do Alto da Portela do Pau (Castro Laboreiro, Melgaço) Trabalhos de 1992 a 1994 (de colab. com Vítor Oliveira Jorge, António Martinho Batista e Eduardo Jorge Lopes da Silva), Porto, SPAE, 1997, "Textos", n. 2.
* "Contexto e objectivos do Colóquio", Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPPAR.
* "A lição de um Colóquio", Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPA.
* Actas do Colóquio "Existe uma Idade do Bronze Atlântico?", Lisboa, IPA (coordenação).
* Arqueologia. Percursos e Interrogações (de colab. com Vítor Oliveira Jorge), Porto, ADECAP, 1998.
* Domesticar a Terra, Lisboa, Gradiva, 1999.
* O Passado é Redondo, Porto, Afrontamento, 2005.
Sem comentários:
Enviar um comentário